SHIATSU

Shiatsu é uma palavra de origem jaaponesa. Shi significa dedo e Atsu significa pressão.

Muito mais que uma "massagem oriental", como é comumente definido, o Shiatsu é uma terapia de reequilíbrio físico e energético, que atua através de pressões em determinadas áreas e pontos do corpo.

Seu objetivo principal é elevar o nível energético do paciente, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos e estimular a resistência natural do corpo às doenças, produzindo ainda um excelente efeito relaxante.

A terapia é uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo para aplicar à pele humana, corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas.

As massagens Anmá e Shiatsu, apesar de diferirem quanto à origem, possuem como princípio básico aplicar pressão à superfície do corpo de modo gradual, para que a mesma penetre nos músculos e os tornem flexíveis.

Têm como objetivo promover o equilíbrio físico, evocando o processo de autocura.

O Anmá visa o equilíbrio energético e físico do corpo através do amassamento em cadeias musculares e o Shiatsu visa este equilíbrio utilizando pressões com os polegares nos trajetos dos meridianos do corpo.

Dr. Tadamassa Yamada, CRM n° 73.822,
Presidente da Escola Oriental de Massagem e Acupuntura EOMA