CAPÍTULO 16

CAPITULO 16 - A ÁGUA

226. A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

227. Por que a água é referenciada pelos Espíritos como veículo de energias?

Toda molécula de água, H20, apresenta um polo positivo e outro, oposto, negativo, razão pela qual uma molécula de água atrai, pelo polo negativo, o polo positivo de outra. Por isso, as moléculas de água costumam se agrupar com facilidade. Pela ação mental sobre as moléculas da água, estas podem agrupar-se formando desenhos geométricos peculiares e específicos conforme o comando mental do Espírito. A energia mental seja ela proveniente de seres encarnados ou desencarnados flui, com facilidade, pela estrutura da água.

228. O rito religioso do batismo envolve água por algum motivo especial?

A intuição dos povos antigos captou ser a água um veículo de fluidos sutis da espiritualidade, embora o ritual executado pelas igrejas tenha outro propósito.

229. O que é a "água fluidificada" que muitos Centros Espíritas utilizam?

Água fluidificada significa a água magnetizada por energias sutis. Estas energias provêm dos trabalhadores da casa espírita que as produzem pela prece ou irradiação. Agregam-se ainda às energias enviadas pela equipe espiritual, isto é, vinda dos amparadores da dimensão extrafísica.

230. A água é, frequentemente, utilizada pelos espíritos como veículo condutor de energias?

Sim, ela é um meio muito utilizado pelos espíritos para tratamento. A água canaliza a luz das altas esferas espirituais pela força eletromagnética, irradiando energia para todas as células.

231. Que tipo de energia provém dos magnetizadores, passistas ou médiuns que fluidificam a água?

Bioenergia, também denominada energia vital ou fluido vital.

232. Pode a agua, em outras circunstâncias e locais, estar poluída mentalmente?

Sim. A água reflete o campo energético das mentes ao redor.

233. A poluição ambiental, em especial da água, teria algum componente espiritual?

Sem dúvida. Quem pensa e age sobre o ambiente é o Espírito. Ética é um atributo da alma. Além dos atos físicos, há uma projeção mental do ser humano sobre o meio ambiente. A poluição ambiental nada mais é que a projeção mental dos nossos pensamentos e está relacionada com as questões da ética e da moral.

234. Considerando o percentual de setenta por cento de água na composição do nosso corpo, qual a ação dos nossos pensamentos sobre nós mesmos?

Nossas células funcionam em meio aquoso. A água do nosso corpo sofre, constantemente, a ação da energia espiritual que é o comando energético. O pensamento modifica a disposição geométrica das moléculas de água. A baixa qualidade das energias ligadas à água circulante no organismo propiciará o aparecimento de inúmeras doenças que na realidade são efeitos de causas mais profundas que se encontram no espírito. Da mesma forma, pensamentos sadios, solidários, harmoniosos, construtivos e bondosos propiciam energização positiva da água e favorecimento ao melhor funcionamento das células e, consequentemente, favorecimento à saúde.

235. Durante a gestação, o feto está imerso em uma bolsa d'agua. Isto é relevante, sob o ponto de vista da energização da água?

Sem dúvida. A água deverá servir de veículo para os pensamentos de amor dos pais, produzindo condicionamentos construtivos.

236. Como entender que há pessoas bondosas, portanto, potencialmente geradoras de boas energias, que se apresentam constantemente enfermas?

Ha, além dos pensamentos atuais, energias milenares arquivadas no inconsciente que, no caso, ainda não foram equilibradas, essas energias são drenadas dos corpos energéticos para a superfície biológica e, no caso, geram fragilidades orgânicas. É importante, no entanto, lembrar que as atitudes e pensamentos atuais já são sementes para futuros bons frutos. A água corporal é veículo contínuo para o trânsito interno das energias psíquicas.

237. Lagos e cachoeiras têm alguma propriedade energética especial?

Com certeza. Cachoeiras, lagoas, lagos, rios, riachos e fontes de água doce agem diretamente no perispírito do ser humano, higienizando-o, muitas vezes, apenas ao aproximar-se desses locais.

238. Com relação ao banho de mar, a água salgada teria propriedades energéticas peculiares?

Sim. O banho na água do mar é especialmente benéfico. A água salgada tem polaridade diferente por ter cloreto de sódio, sal, em sua constituição. Emite magnetismo mais intenso. O sal, que já era utilizado pelos povos antigos para proteção e conservação dos alimentos, retira íons, ou seja, átomos carregados de eletricidade, que estão circulando em nossa aura. As águas marinhas energizam, revigoram, captam e removem as energias mais densas da aura humana, que são os miasmas ou parasitas energéticos. Tudo, porém, é momentâneo, nós somos produtores constantes de novas energias.

239. O banho em água doce também possui propriedades energéticas?

O banho, realizado em qualquer das águas, doce ou salgada, pode proporcionar, imediatamente, um alívio das tensões, gerando uma sensação de bem-estar. Tal ocorre pelas propriedades energéticas que a natureza nos proporciona com a água atuando sobre nossa aura.

240. Há evidências científicas que poderíamos citar de que a água seja, de fato, alterada pela ação mental?

Sim. Dr. Brame, pesquisador norte-americano citado pelo Dr. Hernâni Guimarães de Andrade do IBPP - Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, realizou, por dois anos, estudos minuciosos com amostras de água destilada submetida a "médiuns curadores". A conclusão foi que a agua submetida à influência do magnetizador apresentava modificações moleculares. George Meek, autor de "As Curas Paranormais", descreve uma pesquisa de Bernard Graad que conclui, após criteriosas análises espectroscópicas com infravermelho, a ocorrência bastante evidente de alteração no ângulo de ligação atômica da água tratada pelo magnetizador, além de diminuição da tensão superficial do líquido, como se formasse uma água mais leve...

241. É indispensável que haja imposição das mãos para água ser magnetizada?

Dr. Brame, colocou frascos de água no meio de um grupo de pessoas concentradas, durante um trabalho de irradiação, sem que houvesse a imposição das mãos e constatou as mesmas modificações e resultados dos obtidos com a imposição das mãos. Concluímos que o importante é a postura mental e não a física...

242. É obrigatória a intervenção de médiuns para que a água seja energizada?

Não. Mesmo não sendo médiuns ostensivos quaisquer pessoas podem solicitar aos seus protetores e amigos espirituais que "fluidifiquem" a água. Energias (fluidos) espirituais curadoras são enviadas alterando a disposição das moléculas de água que canalizarão as forças enviadas. Tal sucederia nas reuniões do " Evangelho no lar, ou "reunião de harmonização no lar".

243. Quais os efeitos práticos da água energizada sobre o organismo físico humano?

Ainda não há comprovação científica que nos permita afirmar, mas as hipóteses apresentadas por diversos autores são as de:
• inibir a formação de radicais livres;
• estimular a produção de glóbulos brancos sanguíneos, do tipo linfócitos;
• melhorar a osmose na membrana celular contribuindo para um efeito "rejuvenescedor";
• eliminar íons (átomos eletrizados) prejudiciais à saúde;
• além da ação no campo extrafísico.

244. Quando os Espíritos amigos agem fluidificando a água, para uma determinada pessoa enferma, esta água produzirá o mesmo resultado em outro doente?

A água pode ser energizada, de modo geral, em benefício de todos; no entanto, pode ter sido preparada em caráter específico para uma determinada pessoa, neste caso, é mais adequado que a utilização seja exclusiva àquele a quem foi endereçado o benefício.

245. Há alguma pesquisa demonstrando a ação negativa da água?

Existe uma pesquisa muito interessante efetuada na Universidade de McGuill em Montreal, Canadá. Tal experiência é descrita no livro "Medicina Vibracional" de Richard Gerber. Um psiquiatra canadense estudou o efeito da água magnetizada negativamente por enfermos da ala psiquiátrica. Duas leiras de plantas foram utilizadas para o estudo. Uma delas era regada com água normal e outra com a água magnetizada pelo doente psiquiátrico internado. A magnetização consistia, apenas, em segurar o recipiente de água enquanto relatava seus problemas. Procedeu-se rigoroso controle do solo e cuidados técnicos diversos, observou-se nítida diferença no desenvolvimento das leiras. Aquela que foi regada com água magnetizada pelo enfermo em perturbação mental teve todos os índices de desenvolvimento prejudicados.

246. A criação de formas-pensamento, envolvendo água, teria algum efeito? Poderia exemplificar?

Sem dúvida. A ideoplastia ou criação de formas-pensamento, nas quais se manipulam energias construindo-se imagens ligadas à natureza, exerce expressiva ação sobre as estruturas perispirituais.
Exemplificando:
Fechemos nossos olhos e imaginemos um lindo bosque verdejante. Situemo-nos nesse bosque. Desloquemos nossa mente para esse ambiente de arvores frondosas a nos oferecer uma sombra acolhedora. Sentimos, agora, uma brisa agradável em nosso rosto. Olhamos para o alto e divisamos um céu azul, límpido, com poucas nuvens. A energia agradável do sol atinge a todos nós, iluminando o ambiente, nos transmitindo vibrações de vitalização. Pássaros coloridos voam alegremente sobre todos nós. Respiremos, sentindo a energia de paz e harmonia desse azul... Próximo, divisamos uma cachoeira de águas cristalinas jorrando com força e beleza... Vamos nos dirigir para essa cachoeira. Incidindo sobre suas águas, que estão caindo sobre as rochas produzindo intensa espuma, o sol determina o aparecimento de um lindo arco-íris... Situemo-nos sob as cores do arco-íris, deixando nosso corpo astral sentir a força das águas. Possamos todos nós, nos energizar com as forças da natureza, dádiva do Amor Universal que nos oferece esse manancial de luz, de amor e de energia... Coloque-mo-nos sob a força das águas, da luz do sol, das cores do arco-íris...

247. Em alguns locais, existe a orientação para se retirar as tampas das garrafas cuja água será fluidificada. Isto é necessário?

Tal procedimento é desnecessário. Tampas não bloqueiam energias extrafísicas. Seria o mesmo que dizer-se necessário retirar lenços da cabeça, véus ou peças de vestuário para se aplicar o passe.

RICARDO DI BERNARDI